quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O PRIMEIRO COMPUTADOR NO MUNDO

Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC - em português: computador integrador numérico eletrônico) foi o primeiro computador digitaleletrônico de grande escala. Muitos falam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company
O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
O "sistema operacional" da maquina era através de cartões perfurados.
A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.



http://www.techclube.com.br/blog/eniac-o-primeiro-computador/

Do Desktop ao Ultrabook: 31 anos do computador pessoal

No próximo dia 12 de agosto, o computador pessoal (PC, na sigla em inglês) comemora 31 anos. Nesses anos, a história da Intel sempre esteve conectada com a do PC. O primeiro computador pessoal foi criado em 1981, dez anos após a Intel lançar seu primeiro processador, o 4004, com 2 mil transistores. O primeiro computador pessoal foi o IBM PC, que já contava com o processador Intel 8008, e é considerado o “bisavô” dos computadores pessoais modernos.
Hoje, o computador ainda é um dos equipamentos eletrônicos mais desejados no Brasil. De acordo com dados da IDC¹, apenas em 2011 o mercado cresceu 12%, impulsionado principalmente pelos PCs portáteis, que atingiram 55% de um total de 15,4 milhões de máquinas vendidas. O ano passado também marcou a posição do Brasil como terceiro maior mercado de PCs do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, com expectativa de continuar crescendo nos anos vindouros – em especial nas categorias fortemente aliadas à mobilidade, como notebooks e Ultrabooks.
Isso acontece porque desde a sua criação, o PC não parou de evoluir, tanto na forma e tamanho, quanto na sua capacidade de processar e armazenar informações. O mercado de computadores se reinventa dia-a-dia, guiando a inovação em diversos mercados e setores. A mobilidade é uma das grandes necessidades do usuário atual, que busca computadores que aliem o desempenho à facilidade de transporte e à segurança de dados.
Essa tendência fez com que a Intel apresentasse, em 2011, uma nova categoria de PCs, chamada Ultrabook, que chegou com força ao mercado nacional já no final do ano passado. O Ultrabook representa a junção das mais modernas tecnologias disponíveis atualmente na computação pessoal – entregando mobilidade e ferramentas avançadas de segurança, sem comprometer o poder de processamento ou a interface com o usuário. O Ultrabook continuará a agregar os recursos mais avançados disponíveis em computação, com opções como reconhecimento de toques, gestos e voz em um futuro próximo.


http://docmanagement.com.br/08/10/2012/do-desktop-ao-ultrabook-31-anos-do-computador-pessoal/

dispponivel em: http://docmanagement.com.br/08/10/2012/do-desktop-ao-ultrabook-31-anos-do-computador-pessoal/ acesso em 11/15/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário